quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Modéstia

Sempre que vejo nobres exercícios de modéstia nas outras pessoas sinto sempre que é uma qualidade que me falta. Gosto de partilhar os meus feitos, fico orgulhosa dos meus sucessos e tenho todo o prazer em contar aquilo que acredito ter feito bom. Tenho sempre uma necessidade de reconhecimento superior, como se entendesse que só o aval de terceiros valoriza realmente aquilo que fui capaz de fazer com distinção.

Embora sendo assim,  não tenho um exagero de vaidade, não sou vítima de uma narcisismo fulminante mas ainda assim acredito que há alguma modéstia que me impede de superar alguns desafios que só a mim dizem respeito. 

A modéstia é também uma prova de confiança no nosso eu interior. Uma capacidade de se saber a valer a nós mesmos e uma evidência de irredutibilidade de caráter. Conheço uma pessoa assim, que é o exemplo extremado de modéstia, confiança e caráter. A minha irmã I, um gênio que, como todos os génios que o são, não admite que o é. Uma capacidade de trabalho ímpar e um perfeccionismo pelo que produz que a mais ninguém conheço.

Prêmios, distinções e galardões trata-os por tu. Não sabe o que é estar numa escola sem o seu nome encabeçar o quadro de honra, não sabe o que é trabalhar sem ser elogiada. No fundo, desconhece a ideia de não ser a melhor. Nunca a ouvi, ouvimos alias porque duvido que alguém já tenha ouvido, dizer que é a melhor, que ganhou um prémio ou que foi distinguida. 

Dar-lhe os parabéns pelo seu sucesso assemelha-se a uma tortura, partilhar os seus sucessos é espetar-lhe agulhas nos olhos. Sinceramente. Pede que não se conte ou não conta. Desvaloriza. Sinceramente. Sem falsas modéstias. Para ela haverá sempre alguém melhor que ela, nunca estará no topo da pirâmide. 

E, por isso, não podendo partilhar com ninguém - fui veementemente proibida - o mais recente prêmio internacional que ganhou, conto-o aqui. Porque é um orgulho diário saber que tenho em mim aquele sangue. Saber que partilho o dia-a-dia com um génio vivo. Parabéns mana, para ti é só mais um no meio de tantos outros que já vieram e de muitos mais que estão para vir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário